Caixa de leitura

segunda-feira, 26 de março de 2012

Um problema que ocorre nas escolas da rede estadual é a falta de bibliotecárias para atender a comunidade escolar. Não é diferente na minha escola.

Para quem trabalha com Língua Portuguesa e Literatura e inclui a leitura de livros em sua prática pedagógica, fica muito difícil planejar suas aulas sem ter acesso a um bom acervo literário.

Foi então que me surgiu a ideia da Caixa de leitura!

A Caixa de leitura é uma mini-biblioteca itinerante. Traduzindo: é uma caixa mesmo, de papelão, em que os livros da turma são depositados dentro. Os alunos terão a chance de emprestar os livros contidos na caixa, conforme o que eles acharem mais interessante.

O legal dessa atividade é que se o professor quiser, por exemplo, trabalhar um determinado gênero literário, pode inserir na caixa somente livros para tal estudo.

O professor que possui muitas turmas pode confeccionar uma caixa por turma, se isso for possível, ou utilizar uma caixa a cada 2 ou 3 turmas.

Após a confecção da caixa, o professor pode fazer uma lista com os títulos das obras para poder controlar os empréstimos e pronto! É só levar para dentro da sala de aula!

Olhem que linda que ficou a minha Caixa de leitura:

[gallery orderby="post_date"]

Gostaram da ideia? E você, como faria se a sua escola não tivesse biblioteca?
2 comentários via Blogger
comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Sinceramente, não sei o que faria...mas essa tua ideia foi ótima, além de ter ficado superlinda! Na minha vida (que envolve apenas aprender, não ensinar), sempre valorizei professores que sabiam dar uma bonita forma a uma "atividade de sempre". Acho que faz TODA a diferença. Beijo

    ResponderExcluir
  2. um mundo sem livros é sem sombra de dúvidas um mundo triste!

    ResponderExcluir