aniversário do escritor Alexandre Herculano

quarta-feira, 28 de março de 2012

Todos os dias eu pesquiso no site da wikipedia os acontecimentos da data. Acho interessante saber o que é comemorado, ou quem nasceu, ou quem morreu... enfim. Aí que o dia 28 de março é repleto de acontecimentos: a morte da Virgínia Woolf, por exemplo - que farei mais tarde um post a respeito - e o aniversário de nascimento de Alexandre Herculano.





[caption id="" align="aligncenter" width="140" caption="Alexandre Herculano"][/caption]


Alexandre Herculano foi um escritor, historiador, jornalista e poeta português. É conhecido principalmente pelo seu romance Eurico, o presbítero, publicado em 1844.


Herculano deixou ensaios sobre diversas questões polêmicas de sua época, que se somam à sua intensa atividade jornalística.


Como historiador, publicou História de Portugal de Alexandre Herculano, em quatro volumes, e História da Origem e Estabelecimento da Inquisição em Portugal. Além dessas, organizou Portugaliae Monumenta Historica (coleção de documentos valiosos recolhidos de cartórios conventuais do país).


A parte mais significativa da obra literária de Herculano concentra-se em seis textos em prosa, dedicados principalmente ao gênero conhecido como narrativa histórica. Esse tipo de narrativa combina a erudição do historiador, necessária para a minuciosa reconstituição de ambientes e costumes de épocas passadas, com a imaginação do literato, que cria ou amplia tramas para compor seus enredos. Dessa forma, o autor situa a ação num tempo passado, procurando reconstituir uma época. Para isso, contribuem descrições pormenorizadas de quadros antigos, como festas religiosas, indumentárias, ambientes e aposentos, topografias de cidades. São frequentes as intervenções do narrador, que tece comentários filosóficos, sociais ou políticos, muitas vezes relacionando o passado narrado com o quotidiano do século XIX.


A narrativa histórica de Herculano é considerada o ponto inicial para o desenvolvimento da prosa de ficção moderna em Portugal.


As Lendas e Narrativas são formadas por textos mais ou menos curtos, que se podem considerar contos e novelas. Herculano abordou vários períodos da historia da Península Ibérica. É evidente a preferência do autor pela Idade Média, época em que, segundo ele, se encontravam as raízes da nacionalidade portuguesa.


O trabalho literário de Herculano foi, juntamente com as Viagens na Minha Terra, de Almeida Garrett, o ponto inicial para o desenvolvimento da prosa de ficção moderna em Portugal. A partir disto, as narrativas históricas foram focando épocas cada vez mais próximas do século XIX.


Deixou ainda alguma poesia, romances não históricos e peças de teatro.



(texto adaptado do site wikipedia e de outras leituras feitas sobre o escritor)





Se você quiser conhecer um pouco mais sobre Alexandre Herculano, o site do Instituto Camões possui uma biografia bem completa do autor.



Abaixo, um vídeo sobre Alexandre Herculano, disponível no youtube.







0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário