A origem e o significado da Páscoa

domingo, 8 de abril de 2012


A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.


Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C., onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Antigo  Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moisés, fugiram do Egito. Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.


No entanto, essa festa de passagem não é comemorada somente pelos povos de cultura judaica e não possui apenas caráter religioso. Na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.


Nesse período, muitos desses povos realizavam rituais de adoração para a deusa Eostre ou Ostera, a deusa da fertilidade e do renascimento. Em suas representações mais comuns, observamos esta deusa pagã representada na figura de uma mulher que observava um coelho saltitante enquanto segurava um ovo nas mãos. Nesta imagem há a conjunção de três símbolos - a mulher, o ovo e o coelho - que reforçavam o ideal de fertilidade comemorado entre os pagãos. Posteriormente, a Igreja Católica inseriu em suas comemorações religiosas a Páscoa, absorvendo muitos dos  costumes das festividades pagãs de Ostera. Podemos perceber isso pelo próprio nome da Páscoa em inglês, Easter, muito semelhante a Eostre.




[caption id="" align="aligncenter" width="360" caption="Ostera, deusa da Fertilidade"][/caption]

E como a data significa passagem os cristãos celebram a ressurreição de Jesus Cristo, ou seja, a passagem de Cristo "deste mundo para o Pai", da "morte para a vida", das "trevas para a luz".


Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.




[caption id="" align="aligncenter" width="320" caption="Entrada triunfal em Jerusalém. (1320) - afresco de Pietro Lorenzetti na Basílica de São Francisco em Assis, na Itália."][/caption]

Existem alguns símbolos que marcam a comemoração da páscoa e apresentam um significado específico; os principais são: o cordeiro, o sino, o círio pascal, o girassol, o pão e o vinho e a colomba pascal.



O cordeiro foi sacrificado em homenagem à libertação do povo de Deus, os hebreus, pois fugiram do Egito onde eram escravizados. Moisés sacrificou um animal para representar o sacrifício de seu povo durante vários anos. Para os Cristãos, o cordeiro representa Jesus Cristo, crucificado e sacrificado por nossos pecados.



Como muitas igrejas possuem sinos, este também tornou-se um símbolo da páscoa, pois seu som festivo anuncia o ressurgimento de Jesus, sua ressurreição no domingo de páscoa.



O círio pascal é uma vela acesa, que significa o renascimento, a luz de Cristo que ilumina nossos caminhos e nossas vidas, tendo Ele ressuscitado das trevas. No círio pascal aparecem os símbolos alfa e ômega (letras inicial e final do alfabeto grego), demonstrando que Deus é o princípio e o fim de tudo.



O girassol é a forma de mostrar que a humanidade deve seguir a luz de Deus, assim como essa flor segue a luz do sol; onde quer que o sol esteja a flor está voltada para o seu lado.



O pão e o vinho tornaram-se figuras importantes na Páscoa, pois, conforme os cristão, Jesus chamou seus discípulos e fez a Santa Ceia, oferecendo pão e vinho para eles. Esses elementos passaram a ser considerados como o corpo e o sangue de Cristo em busca da vida eterna.



A colomba pascal é um pão no formato de uma pomba, criado por um confeiteiro do norte na Itália, representa a vinda do Espírito Santo sobre os povos cristãos, além de ser um símbolo de paz, que representa a paz em Cristo.


Desejo uma FELIZ PÁSCOA para todos!!


Beijinhos.


Ana Karina



0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário